terça-feira, 20 de abril de 2010

Escolha o seu buquê...



Pq as noivas sempre jogam o buquê?
O buquê da noiva sempre está relacionado com a personalidade, por isso não seja tradicionalista nessa hora e escolha as cores e flores que mais representem vocês, e hoje não precisa necessariamente acompanhar a decoração do casamento, já alguma flores como tulipas, são caríssimas pra que se decore igreja e festa... Essas podem ficar especialmente para a noiva.


E ao contrário do que aquelas tias taradas pensam, pegar o bouquet não é somente sinal de desencalhe, mas sim querer compartilhar sua felicidade com os amigos, gerar harmonia e perfumar a vida do casal.

Acredita-se que o buquê teria surgido na Grécia como uma espécie de amuleto contra o mau-olhado e, o buquê de noiva incluíam não apenas flores, era feito com uma mistura de alho, ervas e grãos. Esperava-se que o alho afastasse maus espíritos e as ervas ou grãos garantiam uma união frutífera. Agora imagina vc casando com cheiro de alho??? Putz!


As flores tem, cada uma, seu significado: hera representava fidelidade; lírio a pureza; rosas vermelhas o amor; violetas a modéstia; não-te-esqueças-de-mim era o símbolo de amor verdadeiro; flores de laranja davam fertilidade e alegria ao casal.flores atrairiam felicidade, enquanto os espinhos espantariam os maus espíritos.


Acredita-se que somente as camponesas e moças mais humildes casavam com buquê de flores. As famílias mais ricas presenteavam as noivas com jóias, como terços feitos de ouro e diamantes, para serem carregados durante a cerimônia.


Na Idade Média, a maioria dos casamentos ocorria no mês de junho (para eles, o início do verão). A razão é simples: o primeiro banho do ano era tomado em maio; assim, em junho, o cheiro das pessoas ainda estava tolerável. Entretanto, como alguns odores já começavam a ser exalados, as noivas carregavam buquês de flores junto ao corpo, (ECA!!!!) para disfarçar o mau cheiro (ECA²!!!). Daí termos maio como o "mês das noivas" e a origem do buquê de noiva devidamente explicado.


A tradição do buquê de noiva está ligada a simbologia da vida, já que as flores são os órgãos reprodutores das plantas, portanto está ligada a fertilidade.


Na Idade Média era comum a noiva fazer o trajeto a pé para a igreja e no caminho recebia flores ou ervas e temperos para trazer felicidade e boa sorte. Ao fim do trajeto ela tinha já formado um buquê e cada um destes presentes tinha um significado referente, assim os antigos romanos costumavam atirar flores no trajeto da noiva, pois acreditavam que as pétalas fariam a noiva ter sorte e dar carinho ao marido.


Na antiga Polônia, acreditava-se que, colocando açúcar no buquê da noiva, seu temperamento se manteria "doce" ao longo do casamento. Antigamente havia o hábito de guardar o buquê sob uma redoma de vidro, exposto sobre algum móvel na sala ou na cômoda do quarto.


Nos dias de hoje, o buquê é essencial para que o traje da noiva esteja completo. Ele pode ser feito de flores naturais ou artificiais (o que honestamente acho brega de mais!!!). Nos casamentos realizados na parte manhã ou a tarde, é aconselhável que o buquê seja de pequeno ou médio porte e com flores do campo ou flores coloridas, já para as cerimônias a noite recomenda-se buquê maior com flores mais nobres e chamativas. Mas como disse, não há regras tão fixas para o SEU casamento...


Os formatos dos buquês podem ser: pequeno e redondo, cheio e redondo, tipo cascata, tipo braçada, ou apenas uma linda flor. Lembre-se que os buquês em flores naturais devem ser conservados em água ou no refrigerador, dependendo da flora, até a hora do casamento. Ah! Importante tbm observar a épocas das flores, afinal, flores fora de época sempre são mais caras!!!


O importante é você escolher um buquê de acordo com seu vestido e personalidade e caso você não queira se desfazer do buquê então faça outro para ser tradicionalmente jogado às convidadas, se bem que hoje tem noiva que joga tudo, sapo, bebidas...já soube de uma que jogou...pasmem... um vibrador... hauhauhuaha...Pensando bem, pra mulher carente desesperada pelo bouquet, um vibrador tem mais utilidade do que um bouquet né...rs!!!


Essa tradição, de jogar o lindo (e caro) arranjo já era praticada na antiguidade e por isso confeccionava-se dois buquês: o primeiro, abençoado pelo sacerdote era guardado. O segundo, era lançado em direção às mulheres solteiras. Aquela que conseguir pegá-lo, teria a sorte de ser a próxima a casar.


Significado das flores:

· Cactus: perseverança · Copo de leite: reconciliação · Tulipa: declaração de amor · Coroa imperial: majestade, poder · Margarida: inocência, virgindade · Camélia: beleza perfeita · Cravo amarelo: desprezo · Lírio: pureza · Miosótis: fidelidade · Flores do campo: juventude · Celósia: fertilidade · Cravos variados: rejeição · Crisântemo: paixão · Rosas: amor em suas várias formas · Dália: crescimento · Hortência: frieza, indiferença · Dedaleira: falsidade · Gerânio escuro: tristeza · Dente-de-leão: oráculo · Gérbera: vida, energia

PS: Particularmente, eu não acredito nesses significados, pra mim, todas as flores são lindas...

E ai, já escolheu o seu? Beijinhos


Fontes:
http://www.casamentoecia.com.br/
http://www.sosnoivas.com.br/

13 comentários:

  1. Oiii flor!!!!

    Ameiii esse buquê de tulipa! é assim q eu qro o meu!!!!
    lindooooo
    amei mesmo!
    bjO

    ResponderExcluir
  2. Nossa amei o ultimo buquet....

    o meu vai ser de tulipa rosa!!!

    beijokasss

    ResponderExcluir
  3. Olá. quero só ver quando chegar a minha hora de escolher o buquê rsrs, são tantas dúvidas, é 1 mais lindo que o outro, gosto de rosas, lírios e tulipas!!bjocas

    ResponderExcluir
  4. Nossa...

    que flor é essa que está na mão da primeira foto?
    que chapéu é esse?

    quanta perfeição....gamei...rs

    beijoo*

    ResponderExcluir
  5. Oi, Nina

    lindos os buquês que vc postou aqui... eu ainda não decidi o meu, acredita???

    bjinhos, ju

    ResponderExcluir
  6. Oiê!
    Adorei o seu Blog!
    As fotos são incríveis!
    Parabéns!
    Beijos,
    Natacha.
    www.casamentodicas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Gata tenho diversas cores de forminhas,qual a cor da sua decor?
    se preferir me mande um email
    fazendomeucasamento-blog@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  8. Amei o post!!
    Eu quero algo rosa, já q ñ tenho coragem de casar com um vestido dessa cor, rsrrss
    E acho super lindo hj em dia quem entra com o terço, mas eu sinceramente ainda ñ decidi se euzinha entrou ou não!!

    E para jogar como eu tenho muitas amigas solteiras(solteironas meeesmo, sem namorado e tal) acho super legal o sapinho e pretendo jogar um.

    Bjus e tem um selinho pra vc no meu blog!!

    ResponderExcluir
  9. Nina, adorei os buquês que vc postou, mas o primeiro é especialmente muito delicado, amei.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  10. Oiee...
    tem selinhos pra vc no meu blog...

    bjinhusss

    ResponderExcluir
  11. Oie!

    Amei o post rsrsrs
    Ainda não escolhi o meu e acho que estou longe de fazê-lo kkkkk
    Super legal saber um pouquinho mais de você através das fotos do selinho!

    Bjokas

    ResponderExcluir